domingo, 31 de janeiro de 2010
O VENTRE
§ O Ventre, segundo o Novo Dicionário Aurélio: " Nesta parte do corpo, situada entre o tórax e a bacia, estão contidos os principais órgãos do aparelho digestivo, excretor e reprodutor".
Se analisarmos essa definição é no ventre que simbolicamente, captamos, digerimos o que pensamos, liberamos aquilo que não tem importância e é nele onde está a função mais importante e mais significante nas mulheres, gerar novas formas de " ver a vida".
Todo esse simbolismo, nos leva a crer que o ventre é a nossa fonte de energia, de consciência, de experiência. Antigamente, em tempos bem antigos, por incrível que pareça essa concepção do ventre era mais real, as mulheres tratavam o ventre como a parte mais importante, ele era cuidado, cultuado, dançado e reverenciado. Nesse tempo, o contato com o ventre era essencial, existia a busca pela sabedoria.
Segundo Lucy Pena, As mulheres dançavam em honra a Deusa e tinham um relacionamento com o próprio corpo, comum há muitos séculos; Havia uma sabedoria naquele tipo de contato com o poder criador do ventre que faz falta ás mulheres e aos homens atualmente.
Hoje o ventre é cultuado se for " malhado", definido, caso contrário ele é descriminado, escondido, apertado em cintas; Gerar vida virou preocupação as mulheres grávidas de hoje antes mesmo de começar o crescimento do bebê, já se preocupam com a forma que irão ter e como voltar a sua boa forma.
Esse relacionamento é complicado, o que deveria ser o centro de novas experiências, de mistério e conhecimento, vira o centro da estética. Não estou levantando a bandeira da obesidade, muito pelo contrário, é a nossa relação com o ventre que precisa ser reavaliada.
Pense, de que maneira você se relaciona com seu ventre? Ele só é lembrado quando tem má disgetão ou cólicas?
Temos que lembrar que o ventre "fala" com a nossa mente e coração; é nele que sentimos aquele friozinho na barriga quando estamos ansiosos ou nervosos, é nele que sentimos as famosas borboletas quando apaixonadas e é também ele que avisa quando a comida não é de boa qualidade. É no ventre que acontece o milagre da vida, é nele que nossos filhos vivem até nascer, quer relação mais importante que está? Afinal sua primeira casa foi o ventre de sua mãe, foi lá que você se estruturou e ganhou vida!
O despertar para o casamento alquímico com o nosso ventre depende da busca do auto-conhecimento. Para as mulheres, uma das formas de entrar em contato com o ventre é através da dança do ventre. Na dança, através dos movimentos, a mulher percebe fisicamente a existência do ventre; Com o passar do tempo a mulher começa a perceber o ventre mentalmente e depois com o coração e a alma; Segundo uma visão taoísta, o ventre só alcança a plenitude quando sintonizado ao peito humano.
Se conseguimos essa ligação do ventre com o coração e a mente quem sabe conseguiremos entender nosso eu e ser mais belas e sábias!! Texto: Simone Martinelli
"Dança feminina, sagrada de ligação entre a mulher, seu poder interno e as Deusas".
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Olá Nájma tudo bem?
ResponderExcluirFiquei feliz que vc gostou do meu texto e colocou no seu blog ;) Brigadinha!
Um bjão
Nassih - Simone martinelli